X-Men 20 anos | 10 curiosidades do primeiro filme da franquia

0
49 views
X-men

Franquia completou 20 anos em 2020

Há exatos 20 anos (14/07/2000), estreava nos cinemas dos Estados Unidos, o primeiro filme da franquia X-Men.

Muita coisa aconteceu de lá pra cá em relação a presença dos heróis nos cinemas, hoje tem sagas com êxitos melhores que a jornada dos X-Men nas telonas. Porém, pra época o filme foi considerado sucesso absoluto.

A Fox já estava com os direitos de produção da adaptação da história dos mutantes desde 1994, tanta insegurança pra engatar o filme renderam bons frutos com a direção de Bryan Singer.

As filmagens do longa duraram entre 11 de setembro de 1999 e 3 de março de 2000. Ou seja, há poucos meses de seu lançamento, o filme não estava finalizado ainda. E é com essa curiosidade que abrimos nossa lista a seguir:

1 – Lançamento conturbado

O filme teve atraso em sua produção, isso acabou comprometendo todo o cronograma das gravações. A Fox chegou a tentar adiar o lançamento do filme em 6 meses, mas não conseguiu. A solução então foi contratar diversas empresas pra tentar cuidar dos efeitos especiais o mais rápido possível. Inclusive, alguns efeitos foram até criticados pelos mais exigentes, principalmente pelo fato de os atores darem muitos saltos com utilização de cabos, já que não havia tempo hábil para efeitos em computação gráfica.

Mas sabem o motivo de todo esse atraso? A mudança do ator que interpretaria Wolverine, e isso nos leva para a próxima curiosidade.

2 – Hugh Jackman não seria Wolverine

Depois que um ator se torna consagrado por algum personagem, fica difícil imaginar outra pessoa naquele papel. Mas o fato é que Hugh Jackman nunca foi o preferido para viver Wolverine nos cinemas.

Na verdade, Hugh Jackman, sendo um jovem e desconhecido ator australiano na época, não era nem cogitado para o papel. Inicialmente o ator Dougray Scott seria o Wolverine, porém, ele se acidentou no final das gravações de Missão Impossível II, com isso não teve como iniciar as gravações de X-men.

Após isso, Russel Crowe, Jean Claude Van- Damme e Viggo Mortensen foram todos procurados para viver o Wolverine, mas todos estavam com agenda cheia. Foi então que Russel indicou o jovem Hugh Jackman, seu teste pro papel agradou, e o resto da jornada, já conhecemos.

3 – E se outros personagens tivessem sido interpretados por outros atores?

Nesse caso, atrizes. Tempestade, Vampira e Jean Grey, quase não tiveram os rostos que conhecemos. A preferida para Tempestade era a famosa atriz Angela Basset, já para viver a vampira, Natalie Portman era a preferia, enquanto que para dar vida a Jean Grey, Lucy Lawless (que ficou famosa por interpretar Xena), é quem havia sido cogitada.

Isso acabou ficando apenas na imaginação da produção do filme, porque o que aconteceu no final foi que Halle Berry, Anna Paquin e Famke Jassen, respectivamente, acabaram tomando posse dos papéis.

4 – Desconforto dos Atores e exposição ao perigo

Como já falamos, os atrasos nas gravações prejudicaram toda a agenda da produção e inclusive seu orçamento, que já não era tão grandioso perto do que o filme precisava, com isso alguns recursos não eram necessariamente os ideais para a caracterização dos personagens.

O ator Tyler Mane, que interpretou o Dentes de Sabre, chegou a perder a visão temporariamente por causa do uso excessivo das lentes do personagem. Enquanto que a Rebeca Romjin, que fez a Mística, gravava tendo apenas 10% de sua visão, devido as lentes da caracterização da personagem, e só podia permanecer com as lentes no máximo por 1 hora seguida.

5 – Caracterização da Mística

Citamos a situação das lentes no item anterior, mas a Mística merece um tópico só sobre sua caracterização, pois foi uma das que mais chamou atenção na época do filme.

Rebeca Romjin levava cerca de 9 horas para ficar pronta, eram mais de 100 próteses personalizadas para o corpo da atriz. Além disso, ela tinha uma série de alimentos e bebidas que não poderia consumir, além de cremes que não podia passar no corpo, para não ter risco de afetar a aderência daquelas próteses.

É válido ressaltar aqui, que Rebeca se entregou completamente a personagem, sem nunca reclamar das exigências, e sempre enaltecia a produção em toda oportunidade que tinha.

6 – Ilustres Figurantes

Alguns dos X-Men que são famosos nos quadrinhos e em algumas animações não possuem papéis importantes nesse filme, mas apareceram como personagens secundários na escola, como por exemplo, Jubileu, Lince Negra, Homem de Gelo e Pyro. Alguns até vieram a ganhar mais destaque nas sequências

7-  Mística “batizou” Wolverine

Em comemoração ao seu último dia no set, Rebecca Romijn levou uma garrafa de tequila para beber com os colegas de elenco. Infelizmente, naquele último dia, ela filmou uma luta entre Wolverine e Mística e acabou vomitando em cima de Hugh Jackman.

8 –  Como se joga Xadrez?

Na reta final do filme, Xavier e Magneto jogam uma partida de Xadrez. Acontece que nem Ian McKellen, nem Patrick Stewart faziam ideia de como se joga. Bryan Singer solicitou que eles jogassem na cena final do filme, mas eles simplesmente se encararam sem fazer nada.

Foi então que o diretor percebeu que teria que contratar um profissional para ensinar o básico aos dois atores para que pudessem concluir a cena.

9 – Participação de Stan Lee nos filmes

Ao decorrer dos anos, passou a ser comum, pontinhas do mestre Stan Lee em filmes com personagens da Marvel, porém, o que talvez nem todo mundo saiba, é que a tradição se iniciou em X-Men.

Numa cena, Stan pode ser visto se aproximando de uma barraquinha de hot-dog próximo a praia, enquanto o senador Kelly sai da água.

10 – Sucesso de bilheteria

X-Men – O Filme conseguiu arrecadar US$ 55 milhões apenas em seu fim de semana de estreia nos EUA. No Brasil, o filme levou aos cinemas mais de meio milhão de pessoas em seu primeiro fim de semana, consagrando-se a 2ª melhor estreia da Fox no Brasil e a 3ª melhor estreia na história do cinema no Brasil.

O sucesso foi tão grande, que a cadeira de rodas que o Professor Xavier utilizou foi vendida em um leilão. Hoje em dia, X-Men: O Filme é considerado um dos responsáveis por restaurar a era de Super Heróis no cinema.

Enfim, estão são apenas algumas das curiosidades dos filmes, conhece outras? Nos diga nos comentários.

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Por favor, coloque seu nome